Você sabe o que é uma oleaginosa?

Elas são proteínas vegetais que com a quantidade certa podem ser benéficas à saúde, onde podemos encontrar vitaminas, fibras minerais e gorduras boas que ajudam a prevenir doenças como câncer, Alzheimer, entre outras.

A castanha de caju possui gorduras insaturadas, gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, que são conhecidas por ajudar a controlar os níveis de colesterol, reduzindo o colesterol ruim e aumentando o bom, além de ajudar a melhorar a saúde do coração e a circulação sanguínea.

Os sais minareis encontradas na castanha como cobre, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, potássio e zinco, ajudam no sistema imunológico, auxiliam no processo de produção de energia, fortalecem os ossos e ainda auxiliam no transporte de oxigênio.

As vitaminas encontradas na castanha de caju são vitamina C, vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6 e B9), vitamina E e vitamina K.

Vitamina C – Atua como um antioxidante no nosso sistema além de auxiliar na absorção de ferro.

Vitaminas do complexo B (B1; B2; B3; B6 e B9) – Auxiliam na produção de energia, no sistema nervoso e cardiovascular, têm papel importante na manutenção da pele, do sistema digestivo e da função cerebral saudável, além da síntese dos anticorpos;

Vitamina E: É um antioxidante, mantém o sistema imunológico forte contra vírus e bactérias. Auxilia o corpo no uso da vitamina K;

Vitamina K: Tem ação anti-hemorrágica. Muitos recém-nascidos possuem pouca vitamina e recebem uma injeção dessa vitamina ao nascer. Aqueles com pouca vitamina K no corpo podem sangrar demais.

Apesar da castanha ser uma delícia, devemos consumi-la moderadamente, muitas vezes de acordo com a orientação médica para suprir corretamente as nossas necessidades de vitaminas e demais nutrientes.

 

 

 

Adaptado de: Ecycle